BIOGRAFIA MESTRE MIRO DO BABAU (RAMIRO FREIRE DA SILVA)
Biografia Completa de Mestre Miro do Babau
(Ramiro Freire da Silva)
15 de setembro de 1948 – 30 de novembro de 2024
Origens e Família
Mestre Miro do Babau, nome oficial Ramiro Freire da Silva, nasceu no dia 15 de setembro de 1948, no Distrito de Taumatá, zona rural do município de Mari, Paraíba. Filho de Francisco Freire da Silva e Joana Soares da Silva, cresceu em meio à cultura popular, ao trabalho duro e à tradição oral.
Foi casado por 50 anos com Luzia Rosa da Conceição, natural de Sapé. Luzia teve um filho de um relacionamento anterior e, junto com Miro, teve sete filhas:
1. Madalena Freire da Silva
2. Maria Helena Freire da Silva
3. Miriam Freire da Silva
4. Adriana Freire da Silva
5. Verônica Freire da Silva
6. Lilian Freire da Silva
7. Fernanda Freire da Silva
Além das filhas, Miro teve mais de 20 netos, que representam a continuidade de sua família e legado.
Fisicamente, o casal chamava atenção pelo contraste: Miro era muito alto, enquanto Luzia era bem baixinha, o que muitas vezes gerava brincadeiras carinhosas.
Personalidade, Vida Familiar e Fé Popular
Miro era conhecido pelo seu caráter íntegro e paciente. Nunca bateu nem levantou a voz para as filhas, sendo um pai respeitador e um homem calmo.
Ele não tinha nenhum vício: jamais fumou ou bebeu, e não gostava de festas. Por outro lado, sua esposa Luzia fumava e bebia no início da vida conjugal, hábito que mantém o cigarro até hoje.
Apesar das dificuldades financeiras e de morar na Rua Bela Vista, um bairro periférico de Mari, Miro sempre manteve sua honestidade e integridade, sem envolvimento com conflitos ou forças negativas.
Como muitos homens da sua época, Miro tinha uma consciência social ligada à forma de se vestir. Ele entendia que o terno era a roupa do respeito, da identificação e do valor pessoal. Por isso, sempre prezou pela apresentação cuidadosa, usando o terno como símbolo de dignidade e classe, demonstrando sua consciência de classe e valorização pessoal.
Sua fé popular em Jesus Cristo também era marcante. Miro mantinha uma relação profunda e respeitosa com a religiosidade, presente em sua vida e na forma como enfrentava as dificuldades do cotidiano.
Talentos e Atividades
Mesmo sem saber ler ou escrever, Miro era um verdadeiro guardião da cultura popular, com múltiplos talentos:
Poeta e dramaturgo popular
Contador de histórias e educador comunitário
Percussionista e músico autodidata
Pintor e artesão, pintava seus próprios bonecos de Babau
Manipulador (acoplata) e animador do teatro de bonecos Babau
Artista de rua, fazia acrobacias com bicicleta e andava de perna de pau, que ele mesmo criou
O Teatro do Babau e o Legado Familiar
Desde os 8 anos, inspirado pelo Mestre Antônio do Babau, fundador da brincadeira em Mari, Miro assumiu o papel de mestre e referência da tradição local e nacional do Babau.
Seu teatro de bonecos era uma atividade familiar, com a esposa, as filhas e vizinhos participando das apresentações, tornando o espetáculo um momento de união, alegria e cultura comunitária.
O personagem principal do Babau de Miro era Benedito, que enfrentava seu irmão Gore, que tentava roubar sua esposa. Benedito era apresentado com sua frase marcante:
“Eu sou um Benedito, eu sou um negro preto, mas sou um negro dengoso.
Pimenta do reino é preto, mas faz um comer gostoso.
Eu sou Benedito, morador das grotas, das grotas fundas, arrebentador de costela.
Eu me chamo Benedito, o amor das donzelas.”
As histórias de Miro eram conhecidas por seu exagero e humor, encantando a todos, que diziam com sorrisos:
“Isso é muita mentira de Miro!”
Reconhecimento e Homenagens
Encontro Nacional do Babau em Brasília: conquistou o 1º lugar, recebendo R$ 18 mil, que investiu na reforma de sua casa
Exposição Mamulengueira em João Pessoa (7 a 9 de maio de 2009): foi o centro das atenções, admirado por artistas e pesquisadores
Encontro Nacional de Babau em Mari: figura principal e referência para todos
Jornal O Farol (2012): homenageado como Personalidade Cultural do Ano
2020: recebeu homenagem pelo perfil Mariense Sim Senhor sem reconhecimento à sua trajetória e contribuição cultural municipal de Mari
Diversas outras homenagens públicas e culturais ao longo da vida
Memória, Acervos e Legado
Miro era muito cuidadoso com sua memória e patrimônio cultural. Guardava com zelo fotos das filhas, documentos, recortes e arquivos pessoais.
Além disso, teve mais de 20 netos, que hoje representam a continuidade do seu legado familiar.
Sua casa, na Rua Bela Vista, permanece como marco de sua história, onde ainda estão guardadas sua bicicleta (com a qual fazia acrobacias) e seus bonecos do Babau.
Antes de falecer, deixou os bonecos sob os cuidados da esposa e das filhas, que estão se organizando para retomar as apresentações do Babau, mantendo viva essa rica tradição cultural.
Conclusão
Mestre Miro do Babau foi um homem simples, íntegro e talentoso, que transformou o teatro de bonecos em um patrimônio cultural de Mari e do Brasil. Sua vida foi marcada pela dedicação à família, à cultura popular, à religiosidade e à preservação de suas raízes, deixando um legado que continuará inspirando gerações.
Fonte: entrevista com esposa e filhas de Ramiro freire da Silva
Jornal Mariense Sim Senhor
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