Mariense Doutor Sim Senhor, Danilo Meireles, um exemplo de vida, na semana de comemoração da emancipação política de Mari!
Um filho mariense que orgulha sua terra natal
O menino símbolo de uma família simples que se torna exemplo de superação
Na semana em que Mari celebra mais um aniversário, um de seus filhos ilustres ganha destaque e emociona a cidade. Danilo Meireles, mariense de origem humilde, acaba de ser aprovado na Seleção de Doutorado Sanduíche 2026.1, que lhe permitirá levar sua pesquisa para a Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, após já trilhar um caminho de conquistas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Danilo compartilhou sua alegria em uma publicação nas redes sociais, onde relembra sua trajetória marcada pela força da educação pública e pela coragem de sonhar alto, mesmo vindo de uma família trabalhadora e de pais semialfabetos:
“Fui aprovado na Seleção de Doutorado Sanduíche 2026.1, e estou imensamente feliz! Ver, mais uma vez, meu nome estampado na lista de aprovados em mais um edital me dá muito orgulho e alegria.
Sou filho da classe trabalhadora, de pais semianalfabetos, de uma família cujos sonhos, muitas vezes, foram interrompidos por diferentes razões. Mas, por força, desejo e interesse próprios (e também porque eles, à sua maneira, prepararam meus caminhos), pude fazer os meus sonhos florescerem. Como nos lembra Conceição Evaristo: ‘O importante não é ser o primeiro ou a primeira, o importante é abrir caminhos.’
Sou fruto da educação pública de Mari-PB, de professores e professoras que não desistiram de mim, mesmo em um sistema que tantas vezes funciona como máquina de exclusão. Um sistema que insiste em imprimir em nós a ideia de que o fracasso é individual, quando, na verdade, é expressão de um regime, de uma ordem sistêmica de empobrecimento e de adoecimento dos sujeitos. Diante disso, decidi ser um pobre estudado, alguém que, ao menos, lê e compreende sua própria realidade.
Hoje, minha pesquisa de doutorado, que já vem sendo realizada no Brasil, ganhará novas perspectivas em outro país, em outro continente. Da escola pública de Mari-PB à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal), e agora à Universidade Nova de Lisboa (Portugal).
E, como disse Clarice Lispector: ‘Depois do medo vem o mundo.’”
O feito de Danilo é celebrado como um verdadeiro presente de aniversário para Mari. Um exemplo vivo de que, mesmo diante de dificuldades, é possível alçar voos cada vez mais altos. Seu caminho prova que a educação transforma realidades e que a perseverança de um filho desta terra pode inspirar toda uma cidade.
Mari se orgulha de ver mais um de seus filhos se tornar doutor e levar o nome da cidade para além do Brasil, mostrando que, de uma família humilde, nascem grandes sonhos – e grandes conquistas.
Redação Jornal Mariense Sim Senhor
Comentários
Postar um comentário